1960 – A Invasão Alvinegra no Continente

Mais do que um marco patrimonial, a escolha do Figueirense pelo Continente transformou os rumos de sua história. Ao transferir sua sede para a parte continental da cidade, o Figueira acabou atraindo milhares de torcedores dos municípios vizinhos, os quais concentram grande parte da população da região.

O Estádio Orlando Scarpelli foi construído no coração da região de maior densidade demográfica de Santa Catarina, que contempla os núcleos urbanos do Centro, do Estreito e de São José. Este último, por si só, é mais populoso que o município de Criciúma.


A torcida alvinegra comprimida no acanhado Adolfo Konder.


Estádio Adolfo Konder, o famoso "Campo da Liga": casa do Figueirense até 1960.

Desde muito cedo o acanhado Estádio Adolfo Konder (Beiramar Shopping) mostrou-se insuficiente para suportar a massa alvinegra e suas ambiciosas pretensões. Desta forma o Figueirense se tornou o primeiro clube catarinense a erguer um grandioso estádio, apelidado inicialmente de Brinco de Ouro do Estreito e consagrado como a "casa mais visitada de Santa Catarina". Foi dos braços do Orlando Scarpelli que, pela primeira vez neste Estado, se ouviu o grito de trinta mil vozes a empurrar um time de futebol.


Os primeiros contornos do Orlando Scarpelli.

A construção de uma praça de esportes nas dimensões pretendidas, numa cidade ainda sem grandes possibilidades econômicas, foi um processo lento e difícil. O time sacrificou anos de sua prática esportiva para angariar recursos na construção de sua casa. Primeiramente, em 1945, transferiu sua sede para o bairro do Estreito, iniciando as obras para construção do campo somente em 1948. Apenas 12 anos depois, em junho de 1960, foi parcialmente inaugurado o Estádio Orlando Scarpelli, e o clube passou a mandar seus jogos, definitivamente, na parte continental da Capital.

No início dos anos 70, a "Coloninha" (antiga geral do Scarpelli) foi concluída, e o Estádio passou a ter a capacidade de comportar cerca de trinta mil torcedores. O orgulho de possuir o único estádio da cidade capaz de sediar jogos do Campeonato Nacional foi a grande recompensa após muitos anos de lutas.


A maior realização patrimonial do futebol catarinense até então.

Antigo estacionamento na Av. Santa Catarina - Invasão de automóveis no Estreito.

Nenhum comentário: