De Volta à Elite


Capa do Jornal Diário Catarinense no dia 31/12/2001.

O que deveria ter se tornado realidade ainda na década de 80, quando o clube somou sucessivos “quases” na consagração maior de seu futebol, acabou por acontecer apenas vinte anos depois. No ano de 2001, como aconteceu em 1994 e como quase aconteceu em 1999, a torcida invadiu o campo antes do término da partida final.

O quadrangular decisivo foi disputado entre Figueirense, Avaí, Caxias e Paysandu. Na rodada final, os jogos entre Figueirense x Caxias, no Orlando Scarpelli, e Paysandu e Avaí, no Pará, definiram o campeão e o vice-campeão da competição.

O público documentado no jogo do Scarpelli ultrapassou a capacidade oficial do estádio: 22.530 torcedores passaram pelas catracas do Figueirense e cerca de 2 mil invadiram o campo aos 46 minutos do segundo tempo. Diferentemente de 1994, quando a invasão se deu por iniciativa voluntária da torcida, em 2001, por um gesto mal interpretado do juiz, os torcedores que já se encontravam na beira do gramado acabaram por invadir também o campo de jogo. O título de vice-campeão acabou sendo decidido na justiça desportiva e o Figueirense, mesmo perdendo os pontos da partida, sagrou-se, juntamente com Paysandu, o mais novo integrante da primeira divisão de 2002.

O gol que garantiu a grande consagração.

Nenhum comentário: