1990 - Tens a Torcida Mais Fiel do Nosso Estado

Em 2 de dezembro de 1990, num domingo memorável, o Figueira finalmente sagrou-se campeão! Da Copa Santa Catarina. Copa Santa Catarina?

Pôster do campeão da Copa... Santa Catarina!

O Figueirense era um gigante tentando sobreviver num calendário de time pequeno. Com o estádio lotado e a torcida empolgada, a fraca competição ganhou valor e aquela final contra o Brusque parecia final de Copa do Mundo. O time ainda recebeu as faixas de campeão num amistoso contra o Botafogo do Rio de Janeiro, enobrecendo assim sua conquista. No entanto, aquilo tudo não passava de um grande pesadelo. O Clube se encontrava num dos momentos mais difíceis de sua história e a Copa Santa Catarina só serviu para mostrar que a única herança do glorioso passado era a sua fiel e invejada torcida.

Coluna de Mário Ignácio Coelho do jornal O Estado (04/12/1990)

O leitor já imaginou se o Figueirense estivesse disputando um título estadual ou uma classificação em Campeonato Brasileiro, o que aconteceria? O estádio Orlando Scarpelli, a julgar pelo que houve no domingo, seria pequeno para abrigar uma torcida carente de conquistas expressivas (...) O mais evidente, isto sim, é a fidelidade de um público excepcional, como pouquíssimos em Santa Catarina – seria o maior? – e dono de um salutar fanatismo que poderia ser catalisado para a construção de um clube mais sólido e sem alguns improvisos típicos do amadorismo que infelizmente campeia por aqui. A taça Santa Catarina, um apêndice de calendário, provou que a torcida pode assumir uma equipe mais qualificada.

Ainda levou algum tempo para que o Clube achasse, na força da torcida, o caminho para sua reestruturação.

Créditos: Jornal O Estado (04/12/1990)

Um comentário:

Lofy disse...

E eu estava lá. Atrás do gol onde hoje é o "setor B", com meu pai. Nunca tinha visto uma "ola" ao vivo. Não foi a primeira vez que fui ao Scarpelli, mas foi a que marcou o início.