1996 – Surge a ASFIG

De uma simples iniciativa de um pequeno grupo de torcedores, nasceu, em 1996, a mais sólida associação de classe do futebol catarinense. Ela teve, no seu embrião, o exclusivo objetivo de engrandecer o patrimônio do clube e participar ativamente de sua modernização. Este foi o ponto de partida da Associação dos Torcedores do Figueirense, a ASFIG, que tem, entre suas responsabilidades, a de zelar pela manutenção da identidade alvinegra, manifestando amor e fidelidade às tradições do clube.

Foi por iniciativa de seus associados que o Figueirense conseguiu realizar um dos mais importantes sonhos de sua história: a construção do Centro de Treinamento do Cambirela, um dos mais modernos do sul do Brasil. A viabilidade econômica para a concretização do sonho foi garantida a partir do pagamento de mensalidades dos associados. A mais recente realização patrimonial com participação da associação foi a criação do Memorial do Figueirense Futebol Clube, instalado numa ampla e moderna área na praça esportiva do Orlando Scarpelli.

O ex-presidente e benemérito do Figueirense, Dr. Alcides Tavares, lembra que a ASFIG é a maior das heranças que deixou no clube: “acabei investindo no poder de mobilização da nossa torcida. Ela, andando pelas suas próprias pernas, gerou recursos e bancou a compra de toda área que hoje abriga o nosso CT na Palhoça. É por isso que digo: feliz do clube que tem uma torcida como a do Figueirense”.


CFT do Cambirela, inaugurado em 2000.

Colaboração: Dr. Alcides Tavares

Nenhum comentário: