1975 - A Festa do Povo

Em 8 de outubro de 1975, circula o jornal O Estado, com foto produzida no dia anterior, com a manchete “Figueira tem a maior festa que a cidade já tributou ao futebol”. Mais de trinta anos depois, ainda não se teve notícia de fato semelhante.

Após o time se classificar para a fase final, vencendo o Bahia, em plena Fonte Nova, a capital catarinense se pintou de preto e branco. Naquele momento, não apenas brilhava o nome do time pelo país, mas também o nome da Cidade e do Estado. O orgulho se traduziu numa enorme projeção popular e o time desfilou em carro aberto através de uma multidão de torcedores que se concentrava na Praça XV de Novembro.

Aquele dia ficou marcado na memória da cidade como o dia em que o Figueirense mostrou-se, verdadeiramente, um gigante. Cerca de dez mil torcedores participaram da grande festa, que se iniciou na segunda-feira pela manhã e terminou na madrugada do dia seguinte. O time desfilou em caminhão da polícia militar e foi recebido pelo governador e pelo prefeito da Capital.

Foi a maior mostra do imenso prestígio alcançado na década de 70 e que acabou sendo, em grande parte, desperdiçado. Se o time tivesse conquistado, ao menos, um ou dois títulos durante a década seguinte, certamente teria fôlego para se firmar na elite do futebol brasileiro. A sucessão de vice-campeonatos e os fracassos financeiros acabaram por adiar esse feito.



Uma interminável caravana de carros desfilou pelo Centro.


A torcida, desde cedo, aguardava a chegada do time no Aeroporto Hercílio Luz.

Nenhum comentário: