Hegemonia nas Pesquisas de Torcida

Desde a década de 30, como se viu, o Figueirense Futebol Clube vem sendo apontado pela imprensa como clube detentor da maior torcida de Santa Catarina, não apenas diante das expressivas médias de renda e de público obtidas em seus jogos, mas também por diversas pesquisas e enquetes registradas desde então.


Estádio Orlando Scarpelli, no coração da Grande Florianópolis: 985.283 habitantes, conforme Censo 2010.

Na década de 2000, com a realização de diversas pesquisas com base científica, a questão foi praticamente pacificada, em que pese a irresignação de alguns: a maior torcida é a do Figueirense, o mais querido dentre os times catarinenses.

Seguem, abaixo, algumas das pesquisas científicas realizadas nos últimos anos:

Período de realização: março de 2005
Instituto responsável: Instituto Mapa
Abrangência: estadual, com 24 municípios pesquisados, distribuídos em seis mesorregiões geográficas: Oeste com Chapecó, Concórdia, Caçador, e São Miguel do Oeste; Norte com Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Canoinhas; Vale do Itajaí com Blumenau, Itajaí, Brusque e Rio do Sul; Sul com Criciúma, Tubarão, Araranguá e Laguna; Planalto Serrano com Lages, Campos Novos, Curitibanos e Correia Pinto; Grande Florianópolis com Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu.
Margem de erro: 2% amostral
Entrevistados: 2.400
Metodologia: quantitativa por amostragem
Resultado: de acordo com a pesquisa, dentre os times de Santa Catarina, o Figueirense é o que possui a maior torcida, com 15% da preferência estadual, seguido por Criciúma com 14%, Joinville com 11%, Avaí com 8% e Chapecoense com 5%.

Período de realização: outubro de 2007
Instituto responsável: Instituto Sensus
Abrangência: nacional, em 136 municípios distribuídos nas cinco regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Sul , Sudeste e Centro-Oeste.
Margem de erro: 3%
Entrevistados: 2.000
Metodologia: quantitativa por amostragem
Resultado: conforme a pesquisa, encomendada pela CNT, e que contemplou, apenas, os times participantes da primeira divisão daquele ano, o Figueirense possui 0,3% da torcida nacional, mais do que o Paraná Clube, de Curitiba, e o Clube Náutico Capibaribe, de Recife.
Link: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Campeonatos/0,,MUL150534-4276,00.html

Período de realização: novembro de 2007
Instituto responsável: Instituto Datafolha
Abrangência: nacional
Entrevistados: 11.786 pessoas maiores de 16 anos em 390 municípios do país
Margem de erro: 2% para os resultados que se referem ao total de entrevistados
Metodologia: quantitativa por amostragem
Resultado: de acordo com a pesquisa, dentre os times de Santa Catarina, o Figueirense possui a maior torcida, equivalente a 2% da população do Estado, seguido de Avaí e Criciúma. Na Grande Florianópolis, Figueirense tem 16% e Flamengo 12%. Avaí e Grêmio têm 8%. O Criciúma é citado na Capital, mas não chega a alcançar 1%. A título de comparação, vale citar: em Curitiba, Atlético-PR tem 22%, Curitiba 17% e Paraná 10%; em Fortaleza, Fortaleza tem 18% e Ceará 14%; em Recife, Sport tem 21%, Santa Cruz, 15% e Náutico 11%; e em Salvador, Bahia tem 40% e Vitória 22%.
Link: http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=538

Período de realização: janeiro de 2010
Instituto responsável: Instituto Qualibest
Abrangência: nacional, restrita a usuários de internet
Entrevistados: 1.627 maiores de 18 anos, pertencentes às classes A, B e C. 49% dos entrevistados possuem até 29 anos, 24% estão na faixa dos 30 a 39 anos, 16% na faixa dos 40 aos 49, e 10% dos entrevistados tem 50 anos ou mais.
Metodologia: quantitativa por amostragem
Resultado: de acordo com os dados publicados, Figueirense é o dono da internet em Santa Catarina. Conta com o apoio de 0,3% dos internautas do Brasil, na frente do Avaí, que possui 0,2% e Criciúma, com 0,1%. Joinville não alcançou 0,1%.
Link: http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2010/05/pesquisa-aponta-fla-timao-e-sao-paulo-como-donos-da-internet.html

Outdoor localizado no município de Mafra, na divisa entre PR e SC.

Como se não bastasse, o Figueirense também acumula o maior número de selos Top of Mind de abrangência estadual, desde que este passou a contemplar o segmento futebol, no ano de 1999.

Segue a lista das marcas mais lembradas em cada ano em Santa Catarina, no segmento futebol:

1999 - Criciúma Esporte Clube
2000 - Empate técnico múltiplo
2001 - Joinville Esporte Clube
2002 - Empate técnico entre Joinville Esporte Clube e Figueirense Futebol Clube
2003 - Criciúma Esporte Clube
2004 - Empate técnico entre Criciúma Esporte Clube e Figueirense Futebol Clube
2005 - Figueirense Futebol Clube
2006 - Figueirense Futebol Clube
2007 - Figueirense Futebol Clube
2008 - Figueirense Futebol Clube
2009 - Empate técnico entre Figueirense Futebol Clube e Avaí Futebol Clube
2010 - Avaí Futebol Clube

Observação: em Santa Catarina, a premiação é realizada pelo Jornal A Notícia, em parceria com o Instituto Mapa e as Federações da Indústria e do Comércio do Estado.

Para além do Top of Mind, vale mencionar que o Figueirense também foi premiado, em 2009, ano em que disputava a Série “B” do Brasileiro, pela pesquisa de Índice de Marcas de Preferência e Afinidade Regional (ÍMPAR/RIC Record). Dentre as marcas dos times catarinenses, venceu a marca Figueirense, tanto na pesquisa regional, como na estadual.
Link: http://www.figueirense.com.br/noticias/view.php?idNews=6243

Um comentário:

omais disse...

faltou a pesquisa do Ibope/RicRecord de 2009, segundo a qual o FFC possui a 4a torcida do estado, somente perdendo para Flamengo, Gremio e Inter, com 5% da preferencia estadual

a pesquisa foi divulgada no inicio de 2010, e consta no site oficial do clube