Unidos da Coloninha

A comunidade da Coloninha, situada no coração do Estreito, sempre esteve intimamente relacionada com a história do Figueirense. Surgida em meados dos anos 40, quando da construção de alguns humildes casebres de chão batido próximos à antiga fábrica de chapéus do senhor Orlando Scarpelli, a Coloninha tornou-se símbolo da popularidade do Clube. Em 1962, juntamente com a definitiva transferência do time alvinegro para a região, nascia a mais popular das escolas de samba de Santa Catarina: a Unidos da Coloninha.

Esta agremiação cultural e recreativa teve no Figueirense, sua principal referência. A escola cuja identidade se veste de verde e azul tem no coração a paixão pelo preto e branco, e nunca escondeu isso. Das quatro grandes escolas de samba de Florianópolis, das quais fazem parte avaianos e alvinegros, a única que apresenta uma enorme maioria, quase unânime, de torcedores de um único clube é a Unidos.

O Figueirense se orgulha de possuir grandes representantes em diferentes setores culturais e a Unidos da Coloninha, com toda a sua tradição no carnaval catarinense, é mais uma mostra da força da Torcida.

Atualmente, a Coloninha integra cerca de 3 mil componentes em seus desfiles, possui uma grande sede e realiza os ensaios ao lado do estádio Orlando Scarpelli. Recebeu recentemente, através do Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública, o título de escola de samba mais querida de Santa Catarina.


Crianças da Unidos da Coloninha em desfile de 1962.


A Escola de Samba de grande parte dos alvinegros.
Créditos: Marco Nunes e Site da Unidos da Coloninha

Nenhum comentário: